Início Notícias Vacinação contra Covid19 começa nesta terça-feira em Sergipe

Vacinação contra Covid19 começa nesta terça-feira em Sergipe

Governo do Estado detalha vacinação contra o coronavírus em coletiva  

A vacinação no Estado de Sergipe vai começar nesta terça-feira (19), informou o governo do Estado em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (18) no auditório do Palácio dos Despachos. O governador Belivaldo Chagas detalhou as estratégias de vacinação contra a Covid-19 e Aracaju deve receber mais de 12 mil doses da vacina nesta primeira fase.

Participaram da coletiva o governador Belivaldo Chagas, o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueiras e as secretarias da Saúde, Mercia Feitosa e Waneska Barbosa.

O governo ainda aguarda a chegada das doses da vacina Coronavac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan, de São Paulo, e a farmacêutica chinesa Sinovac. O cronograma disponibilizado pelo Ministério da Saúde previa a chegada dos imunizantes no voo GOL1770. O avião pousou 12h em Aracaju, mas sem as vacinas. Em nova previsão, o governo estadual recebeu a informação da chegada das doses na capital sergipana às 18h15 num voo da Azul.

Cerca de 48,8 mil doses do imunizante devem ser recebidos pelo estado nesta primeira fase, segundo dado atualizado há pouco pelo Ministério da Saúde. A vacinação será iniciada pelo Hospital de Urgência Governador João Alves Filho – Huse, na capital. Ao todo, Sergipe tem 211 salas de vacinação.

Segundo o governador Belivaldo Chagas, a primeira pessoa a ser vacinada será um profissional da saúde que atua no Huse, o maior hospital do estado. A expectativa inicial era de que a imunização começasse hoje, mas segundo Belivaldo não há possibilidade. “Não teremos como iniciar a vacinação no dia de hoje por uma questão de ordem prática. A vacinação começa nesta terça às 8h”, informou na coletiva.

Belivaldo disse ainda que não vai iniciar a campanha recebendo a vacina. “Eu vou me vacinar quando tiver de acordo com meu momento. Não vou furar fila nem vou permitir que ninguém o faça”.

O governo do estado estima a necessidade de imunizar 683.501 pessoas que fazem partes dos grupos prioritários. Na primeira fase, serão vacinadas 23.272 pessoas. As vacinas começarão a ser enviadas para as sete regiões de saúde a partir das 7 horas desta terça-feira. Vinte municípios vão retirar as doses na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). No interior do estado, a vacinação deve começar no período da tarde.

As vacinas começam a ser distribuídas aos municípios das Regiões de Saúde de Aracaju: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, São Cristóvão; e Regiões de Nossa Senhora do Socorro: Capela, Carmópolis, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pirambu, Rosário, Santo Amaro e Siriri. Esses municípios devem retirar as vacinas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológico (CEADI) da Secretaria. 

Já aos municípios das Regiões de Saúde de Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá, a SES vai levar as vacinas. A meta do governo é que as vacinas cheguem a todos os 75 municípios sergipanos nesta terça, com transporte terrestre e aéreo. “O ciclo seguro é de duas vacinas. Portanto, acho prudente que a entrega seja feita de forma parcelada para o interior”, diz Belivaldo, ressaltando ainda que a vacina não exclui a necessidade das medidas preventivas, o distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos. “Não dá pra continuar as aglomerações”, adverte.

Segundo a Secretaria da Saúde, 38% da população de trabalhadores da saúde serão vacinados em Sergipe. Ao todo, o estado tem 59 mil trabalhadores da Saúde. Os que estão na linha de frente de combate à covid19 serão priorizados. O governo do Estado decidiu usar a primeira remessa para assegurar as duas doses para a população a ser imunizada. Alguns estados vão usar todo o quantitativo para a primeira dose.

Por Fernanda Araujo e Will Rodriguez

F5 News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais notícias

Comentários recentes